Planejamento da Produção

Responsável por dizer o que a empresa pretende produzir para atender a demanda.

É uma fase que deve considerar muitas variáveis. As principais são:

  • Demanda do período: Significa Material Acabado, Cliente e Data de Necessidade. Pode vir de previsões ou de pedidos firmes;
  • Capacidade de produção: Normalmente modelado com base em restrições de produção, ou em outras palavras os gargalos do sistema;
  • Setup de produção: se já houver a desagregação dos produtos, i.e., tratar código de produto final (SKU) e não família, existe a necessidade de se tratar os setups, de forma a dar uma visão realista do que se vai produzir;
  • Abastecimento: Normalmente tratado como base em período firme ou horizonte congelado. Caso contrário, deve ser considerar o lead time das matérias-primas envolvidas
  • Necessidade de Faturamento: deve-se considerar fatores financeiros também no planejamento.

Período de análise:

Os Planos podem ser de longo prazo, como por exemplo plano anuais ou plurianuais. Esse período depende da capacidade da empresa em se mudar e ao mercado que atua. Normalmente uma empresa siderúrgica ou petroquímica os horizontes são mais longos do que uma empresa de injeção de plástico, por exemplo:

De qualquer forma é importante ter um planejamento anual (orçamento) para ajustar mão de obra, fornecimento, mão de obra e financeiro para o ano seguinte.

Revisões

As revisões normalmente são feitas mensalmente de forma a verificar o quanto a execução pode estar se dispersando do objetivo estabelecido no plano anual. Isso é importante para corrigir tanto problemas como:

  • Excesso de demanda. Se a empresa quiser atender a esse aumento, ela deve sinalizar para os fornecedores uma nova previsão de demanda para eles. Elas devem sinalizar também para o RH como ela irá tratar a necessidade de aumento de mão de obra e finalmente para o financeiro;
  • Baixa demanda: é quase que precisamente o inverso da situação anterior.

Importante: tanto excesso como falta de demanda podem acontecer com uma família e não com a outra. Por isso a análise torna-se ainda mais complexa.

Agregação em termos temporais

O período pode ser analisado em:

  • Mês;
  • Semana;
  • Dia

Agregação em termos de produtos

Os produtos podem ser agregados em termos de família de produtos de forma a tornar mais simples entender o comportamento da demanda.


 

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Autor: planmyresources

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