Planejamento da Demanda

Planejamento da Demanda: é a primeira etapa do planejamento da empresa e diz o que a empresa pensa que o mercado demandará de seus produtos;

Existem vários métodos de se planejar a demanda. Os principais são relacionados a médias temporais:

  • Receber a demanda dos clientes: basicamente soma-se todas as demandas dos clientes por período;
  • Repetir a demanda do período passado: não havendo como prever melhor, repete-se o comportamento da curva no passado. Pode se fazer alguma correção, e.g., a demanda esse ano será 3% maior do que no ano passado.
  • Média móvel da demanda: tenta-se fazer a previsão usando um período de n-meses passados, de forma a seguir a tendência de aumento. O problema é que demora a curva a reagir a alteração de demanda.
  • Modelo de suavização exponencial: ajusta-se o modelo com base em na influência dos períodos mais próximos.
  • Métodos avançados como ARIMA – Box-Jenkins: também conhecido como modelo auto-regressivo integrado de média móvel. Tenta-se corrigir os efeitos do método de média móvel, assim como o exponencial, mas trata melhor a sazonalidade.

Período de análise:

Os Planos podem ser de longo prazo, como por exemplo plano anuais ou plurianuais. Esse período depende da capacidade da empresa em se mudar e ao mercado que atua. Normalmente uma empresa siderúrgica ou petroquímica os horizontes são mais longos do que uma empresa de injeção de plástico, por exemplo:

De qualquer forma é importante ter um planejamento anual (orçamento) para ajustar mão de obra, fornecimento, mão de obra e financeiro para o ano seguinte.

Revisões

As revisões normalmente são feitas mensalmente de forma a verificar o quanto a execução pode estar se dispersando do objetivo estabelecido no plano anual. Isso é importante para corrigir tanto problemas como:

  • Excesso de demanda. Se a empresa quiser atender a esse aumento, ela deve sinalizar para os fornecedores uma nova previsão de demanda para eles. Elas devem sinalizar também para o RH como ela irá tratar a necessidade de aumento de mão de obra e finalmente para o financeiro;
  • Baixa demanda: é quase que precisamente o inverso da situação anterior.

Importante: tanto excesso como falta de demanda podem acontecer com uma família e não com a outra. Por isso a análise torna-se ainda mais complexa.

Agregação em termos temporais

O período pode ser analisado em:

  • Mês;
  • Semana;
  • Dia

Agregação em termos de produtos

Os produtos podem ser agregados em termos de família de produtos de forma a tornar mais simples entender o comportamento da demanda.

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Autor: planmyresources

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